
domingo, 7 de junho de 2009
25/06 - Matéria: Gohonzon, o Supremo Objeto de Devoção (1)

(Brasil Seikyo, edição nº 1597, 31/03/2001, página 6.)
O Dai-Gohonzon, o Supremo Objeto de Devoção do Verdadeiro Budismo, foi inscrito pelo Buda Original Nitiren Daishonin em 12 de outubro de 1279, legando-o para toda a humanidade. Honzon significa “objeto de respeito fundamental”, enquanto Go é um prefixo honorífico. Nitiren Daishonin revelou a Lei que permeia a vida e o Universo, o Nam-myoho-rengue-kyo, e a incorporou na forma de um mandala chamado de Gohonzon. O prefixo Dai de Dai-Gohonzon significa “grande” ou “supremo”, pois antes de inscrevê-lo, Nitiren Daishonin já havia inscrito outros Gohonzon que foram concedidos a um limitado número de discípulos verdadeiramente devotos. Por ocasião do incidente de Tatsunokuti, em 12 de setembro de 1271, Nitiren Daishonin revelou sua identidade de Buda Original. Quando se encontrava no exílio na Ilha de Sado, escreveu suas mais importantes teses e inscreveu o Gohonzon pela primeira vez. Mais tarde, após oito anos, ocorreu o histórica Perseguição de Atsuhara, ocasião em que vinte camponeses, discípulos de Nitiren Daishonin, sofreram violentas perseguições por parte das autoridades governamentais devido à sua crença no Verdadeiro Budismo, culminando com a execução dos três irmãos, Jinshiro, Yagoro e Yarokuro. Mesmo sob a ameaça de perder a própria vida, os discípulos de Nitiren Daishonin não abandonaram a fé no Verdadeiro Budismo e, com isso, o Buda percebeu que havia chegado a época para inscrever o Supremo Objeto de Devoção para a salvação de toda a humanidade e deixou o Dai-Gohonzon dos Três Grandes Ensinos Fundamentais para a posteridade. Após inscrever o Dai-Gohonzon, Nitiren Daishonin entregou a um homem chamado Yashiro Kunishigue, do qual não se tem quase nenhuma informação a não ser o fato de que era uma pessoa comum. Este detalhe é muito importante para que possamos entender qual a real intenção de Nitiren Daishonin ao inscrever o Dai-Gohonzon. Sobre o significado desse ato, o presidente Ikeda afirma: “Nitiren Daishonin não confiou o Dai-Gohonzon aos sacerdotes, aos ricos, aos aristocratas, aos sábios ou aos famosos. Ele escolheu um homem humilde, um homem do povo. Conseqüentemente, ele era um representante das massas que, oprimidas pelas autoridades, estão ansiosas por aprender a Lei e prontas a aceitar o sofrimento em prol de um conhecimento maior desta Lei. Estou certo de que este ponto é da maior importância. Nunca devemos duvidar da penetrante sabedoria de Nitiren Daishonin, que compreendia plenamente o desejo das pessoas comuns de viver plenamente e em paz. Não devemos esquecer nunca que este é o significado fundamental da postura essencial do Budismo de Nitiren Daishonin.”(Uma Paz Duradoura, vol. 1, pág. 10.)
Fontes de pesquisa: Terceira Civilização, edição no 354, fevereiro de 1998, “Gohonzon: O Tesouro da Vida”. Guia Prático do Budismo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário